quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Rádio Blog – O horário das crianças

Rose Esquenazi




O rádio foi e ainda é um espaço muito importante para as crianças. No passado, sem muita concorrência, antes de a TV existir, preenchia muito a imaginação infantil. E não só isso. A garotada também tinha programas dedicados a ela e alguns feitos por elas, com a ajuda de alguns radialistas.

O Clube do Papai Noel, por exemplo, foi muito importante para divulgar os talentos infantis desde 1937, na Rádio Difusora de São Paulo. Idealizado por Fernando Getúlio Costa, a atração é foi inicialmente apresentada por  Itá Ferraz. Alguns dias depois, Homero Silva passa ao comando do show.
Homero Silva se tornou grande sucesso principalmente aos domingos, às 16h15, quando as crianças se apresentavam cantando, tocando algum instrumento ou recitando versos. Durante a semana o Clube do Papai Noel tocava as músicas escolhidas pelo seu público que tinha até carteirinha e assistência médica.

Mais tarde, esse programa vai migrar para a TV Difusora, Tupi. As duas empresas de Assis Chateaubriand ficavam no mesmo prédio, no Alto do Sumaré, em São Paulo. Algumas crianças cresceram e ficaram famosas. Tornaram-se funcionários da primeira geração de atores e locutores da primeira emissora brasileira,  em 1950. São eles, Walter Avancini, que vai se tornar um grande diretor de TV. Erlon Chaves, ainda muito menino, que vai ser maestro conhecido. Hebe Camargo, Cely Campelo, Wanderley Cardoso,  são alguns desses artistas mirins que seguiram a carreira artística.

Consegui o depoimento de Vida Alves que contou como foi participar do programa Clube do Papai Noel, em São Paulo. Muito jovem, Vida Alves foi contratada pela Difusora Tupi e protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira,na novela Sua vida me pertence, de 1951. Muita gente em São Paulo ficou horrorizada ao ver uma atriz beijando um ator na TV e reclamaram com a direção da estação.

Marcelo Abud, na Rádio Bandeirantes, Vida Alves, conta como era o programa.

http://interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com.br/2013/12/vida-alves-relembra-e-filhos-dos.html
O que acabamos de escutar foi uma recriação do programa Você é curioso? Em que os radialistas convidam crianças para cantar e lembrar um pouco aqueles tempos.  Os dois meninos,mesmo sem ensaio, cantam ao microfone. Um melhor do que o outro. Então, também era assim: uns desafinavam, esqueciam a letra enquanto outros pareciam superprofissionais.
Vamos ouvir um trechinho do Lucas Teodoro cantando One Direction, e Eduardo interpretando Jingle Bell sendo entrevistado por Silvania Alves e Marcelo Alves, da Rádio Band.

http://interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com.br/2013/12/vida-alves-relembra-e-filhos-dos.html


Outro programa infantil muito conhecido foi o Club do Guri, que também nasceu na Rádio Tupi, do Rio, e depois migrou para a TV, com o nome de Gurilândia. Dirigido por Samuel Rosemberg , estreou em 1949, sendo transmitido até 1955. Tal como o Clube do Papai Noel, o Club do Guri revelou grandes talentos. Vamos ouvir uma recriação desse programa e o hino um tanto ufanista que tocava no início da atração.


No You tube: ELIS REGINA - FALSO BRILHANTE AO VIVO - CLUBE DO GURI E NO DIA EM QUE EU VIM ME EMBORA

 

Todas as crianças queriam cantar ou tocar no rádio. E os pais incentivavam os talentos mirins. A cantora Sonia Delfino apareceu no Club do Guri e fez muito sucesso. Entrevistei-a para a minha coluna No túnel do tempo, no Jornal do Brasil, nos anos 90, e ela me disse que gostava tanto de se apresentar que acabou apertando os pequenos seios para que não parecesse que ela tinha crescido. Os participantes quando chegavam aos 13 anos não podiam mais frequentar o Club do Guri.  Sonia Delfino ganhou o concurso de 1955 e começou a carreira profissional com a versão de Jingle Bells, ou seja, Sinos de Belém. Em 1960, recebeu do governador Carlos Lacerda o prêmio de cantora revelação. Dois grandes sucesso de Sonia foram "O barquinho" (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e, principalmente, "Bolinha de sabão" (Orlandivo), que estourou na época.

 

No Rio, a lista de jovens talentos também era grande. Além de Sonia Delfino, foram reveladas no Clube do Guri, Wanderlea, Rosemary, Neide Aparecida, Neuci José da Cruz, Leni Andrade, Elizângela e o radialista Hélio Tys.

 

 

Mas a maior de todas  as revelações foi certamente foi Elis Regina que se apresentou na versão do Sul do mesmo programa.  Ainda chamada de Elizabeth, a menina ganhava todos os prêmios. Nessa recriação, ouvimos a música Mamãe, tal como Elis cantou e registrou para a posteridade:

 


No You tube: ELIS REGINA - FALSO BRILHANTE AO VIVO - CLUBE DO GURI E NO DIA EM QUE EU VIM ME EMBORA

 De 5:00 a 6:40

Segundo o diretor Maurício Sherman, que eu também entrevistei nos anos 90, o programa tinha tudo para dar errado. Mas, segundo ele, “era muito bom porque não trazia calouros, mas jovens talentos”. É bom lembrar que Sherman lançou na TV duas grandes estrelas que começaram muito jovens: Xuxa e Angélica. Acho que ele sabia o que estava falando.

 

 

No próximo programa vamos falar de outros infantis e um especial que existe até hoje na Rádio Nacional: a Rádio Maluca, que era apresentada, dede 2004, por Zé Zuca, que faleceu em maior desse ano. Além da apresentação, ele fazia a direção, produção, roteiro e trilha sonora. Há cerca de um ano, o programa também era transmitido pelas rádios Nacional de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.

 


 

3 comentários:

  1. Oi, Profª Rose.
    Eu e o Lucas ficamos muito felizes e emocionados por sermos citados nesta linda história contada por você na Rádio EBC e aqui no blog.

    Obrigado e um 2016 em que nosso lado criança ganhe espaço para que estejamos em sintonia com um mundo mais harmonioso.

    Marcelo Abud

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber quausar dias e horários era passado na TV o programa gurilândia

    ResponderExcluir
  3. Preciso saber dias e horários que gurilândia ia ao ar

    ResponderExcluir