quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A marca deixada pela Rádio Jornal do Brasil

O rádio faz história 
Rose Esquenazi




A Rádio JB foi inaugurada no dia 10 de agosto de 1935, um ano antes da Rádio Nacional. Muitas outras estações já existiam naquela época – Rádio Philips, Educadora, Sociedade, Club do Brasil – mas a JB marcou época porque era de muito bom gosto e tinha muita credibilidade.  O proprietário, o conde Ernesto Pereira Carneiro (título que foi comprado!), queria levar música de alto nível para os cariocas.  Essa tendência dos anos 20, estimulada pelo grupo de Roquette-Pinto, da Rádio Sociedade, havia se dissipado 10 anos depois. Mas o conde sonhava mesmo em elevar o nível da percepção musical. O objetivo era educativo e democrático. A Rádio JB não era do samba e da gafieira, isso era claro. Modismos não combinavam com o conde.

A estação incluía músicas de todo o mundo, desde cançonetas italianas, trechos líricos, canções francesas, alemães e americanas. Havia uma variedade muito importante e que hoje anda sumida dos rádios brasileiros. O som do carrilhão que marcava o início e o fim das transmissões  ficou na memória de todos os cariocas. Havia também o gongo que era operado pelo locutor. Vamos ouvir?

O Conde Pereira Carneiro já era dono do Jornal do Brasil impresso há muito tempo. Apesar de não ter inaugurado o jornal em 1891, foi ele quem dinamizou o negócio. Foi o primeiro dono de jornal a ter uma estação de rádio. Assim, um veículo alimentaria o outro. O rádio falava do jornal e o jornal falava do jornal. Outros empresários seguiram esse mesmo padrão.
 Para assistir à orquestra completa da Rádio JB, ao vivo, no auditório da Rua Rio Branco, o público deveria vir bem vestido e saber se comportar. Nada de falatório alto e de má-educação. Era preciso ser selecionado na porta. Assim, se o porteiro, muito bem vestido por sinal, implicasse com o jeito maltrapilho do curioso, ele não entrava e pronto. A orquestra era de alto nível e tocava música clássica.  A AM 940 foi se tornando uma das melhores estações brasileiras devido à credibilidade no noticiário, algo difícil de se conseguir.
 Vamos ouvir a abertura do programa Primeira Classe, que ia ao ar diariamente, das 13h às 20h, na voz de Jorge de Souza, o Majestade. O apelido daquele homem grande e simpático, que havia estudado canto, tinha uma razão. Todos diziam dentro das empresas do conde que, se Deus tivesse uma voz, ela seria como a de Majestade. Outras vozes muito marcantes foram a de Maravilha Rodrigues, Eliakim Araújo, Alberto Curi, Ney Amilton, Sérgio Chapelin, Luiz Carlos Saroldi, que apresentava o programa Noturno, que começava sempre assim: “Boa noite, amigos, próximos e distantes”.

TEC:  AAA 2 - VINHETA DO PRIMEIRA CLASSE, COM MAJESTADE
  
Alguns áudios que mostram um apanhado da época em que a Rádio JB era marcante a presença de Orlando de Souza e Luiz Jatobá. As vozes são firmes e serenas, claras, seguras do que estavam lendo.
 Para falar em curiosidades, a Rádio JB também foi pioneira ao transmitir as corridas de cavalo do Jockey Club. Os locutores conseguiam falar muito rápido, passando toda a emoção da corrida. Mesmo quem não estivesse dentro do jóquei, acompanhando a corrida em sua casa – não havia ainda rádios portáteis – conseguia saber quais eram os melhores cavalos e jóqueis.
Mesmo os apostadores mais humildes, analfabetos ou semianalfabetos, passaram a gostar da música clássica porque, antes da corrida, tocava-se música clássica.  Podem ter implicado, no começo, mas, depois, apuraram os ouvidos e não se queixaram mais.  O mais famoso speaker esportivo foi, sem dúvida, Teophilo de Vasconcellos, chefe do departamento de Turfe do JB. Imaginem vocês, havia um departamento exclusivo para o turfe. Depois, a dupla humorística, o PRK-30, parodiou  Teophilo de Vasconcelos. O speaker Ernani Pires Ferreira, também considerado um dos melhores locutores de todos os tempos, ficou no lugar de Teophilo de Vasconcellos. Ernani entrou para o Guinness Book of Records como o louctor que falava mais palavras por minuto: 332.

A Rádio JB não tinha radionovela nem programas com fãs histéricas. Preferia combinar música, eventos esportivos, muitas entrevistas inteligentes e criativas. Jornalismo, é claro, era o ponto alto. Ouvia-se jazz na Rádio JB. Nos anos 40, Luiz Jatobá, de Nova York, transmitia para a JB, o programa Your Hit Parade.  Nos anos 50, com o início da Bossa Nova, a Rádio JB mergulhou fundo no novo estilo musical. Ao contrário de outras rádios dedicadas ao rock, jovem guarda ou à Velha Guarda, a Rádio JB passou a transmitir os sucessos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal, João Gilberto, muitas vezes, antes dos músicos maravilhosos gravarem em discos.

Eles telefonavam para a Rádio JB e avisavam ao apresentador do programa, Luiz Saroldi, por exemplo, que tinham acabado de compor uma música. O apresentador ia até a casa dos músicos, recebia uma fita e colocava no ar no dia seguinte. Não existia ali o jabá, a grana ofertada pelas companhias para tocar uma determinada música.  Mais uma vez, o bom gosto predominava.  Na Bahia, Caetano Veloso, desde criancinha, não perdia os programas de música e acompanhava a nova batida de João Gilberto.
Vamos ouvir João Gilberto e Chega da Saudade


João Gilberto, baiano que tentava a sorte no Rio de Janeiro, há muito tempo não queria mais saber de grandes orquestras. Queria que o som da voz se encaixasse bem na do violão. Deveria ter “a precisão de um golpe de caratê”, assim a letra não perdia “sua coerência poética”. Tom Jobim concordava, o que João Gilberto fazia não era um clichê. Em uma entrevista, o maestro disse: “quando João cantava, havia um jogo rítmico entre o violão, a voz e a bateria. Não era uma batida estandardizada que se repetia sempre”. Muito bem, Para ouvir a Bossa Nova, que veio a conquistar o mundo, era preciso sintonizar a Rádio Jornal do Brasil. Ninguém sabe onde foram parar as grandes entrevistas que a Rádio Jornal do Brasil fazia em seus estúdios. Desde que foi vendida em 1º de março de 1992, esse material que contava a história da MPB desapareceu.

O JB também foi a primeira estação a usar gravadores portáteis. O diretor da época, Nascimento Brito, tinha ido para os Estados Unidos e ficou encantado com os gravadores sem fio, com fitas cassetes. Acabou comprando vários aparelhos para a equipe de jornalismo, uma turma de primeira. 

TEC: AAA 4 - JB AM 50 anos - ANTIGO DIRETOR DE JORNALISMO, CLÓVIS PAIVA, EXPLICA O QUE MUDOU NA COBERTURA DAS NOTÍCIAS - DE 21:20 A 22:36. 

Havia mesmo uma redação: primeiro no prédio da Avenida Rio Branco e, depois, no da Avenida Brasil. A partir dos anos 50, o diretor de jornalismo, Clóvis Paiva, montou uma estrutura  de jornal com os rádios falados.  Havia repórteres, chefes, locutores, secretárias, uma equipe completíssima que acompanhava todos os fatos que aconteciam na cidade e no mundo através das agências de notícias. O noticiário internacional também era muito forte e eficiente, muitas vezes para superar as notas censuradas e que esvaziavam a programação do radiojornalismo. Era um novo estilo.
O programa Rádio Jornal do Brasil Informa tinha fieis que não saíam de casa antes de ouvir o noticiário.
Nos anos 60, antes do golpe, os repórteres do JB acompanharam os discursos da Central do Brasil e traziam as vozes de Jango, Brizola e outros políticos para os ouvintes. A reação do público também era registrada. Já na época da ditadura, a Rádio Jornal do Brasil tentava driblar a censura como podia. Usava metáforas e o público, inteligente, entendia. 

Nos anos 70, os jovens antenados escutavam um programa muito moderno: Música contemporânea, apresentado por Alberto Carlos de Carvalho.  Isso em uma época em que não havia internet e os discos demoravam muito a chegar no Brasil. Nos anos 80, lembra o blog Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, em uma manifestação na PUC contra o governo militar, o repórter da JB AM disse o seguinte: “Está havendo um congestionamento nas proximidades da Rua Marquês de São Vicente".” Era a maneira de dizer à audiência (já bem informada) que o protesto tinha sido um sucesso.”

Para terminar:

Os dois primeiros minutos desse programa dos 50 anos da Rádio JB, temos uma palavra religiosa de dom Dom Marcos Barbosa, o depoimento de Caetano Veloso e outras vinhetas. A Rádio JB AM foi vendida para o pastor Francisco Silva, que a revendeu para a Legião da Boa Vontade, hoje Super Rádio-Brasil.




29 comentários:

  1. Olá Rose.
    Gostei do que li no seu blog. Fiz parte da equipe de locutores da Rádio JB - "Música e Informação", no período de 1968 a 1971. Nesse período, lembro de dois episódios que me são marcantes: ter contribuído para evitar o assassinato do embaixador norte-americano Charles Elbrick e ter feito com Luiz Jatobá a reportagem da descida do homem na lua. Acrescento outras informações que talvez lhe interessem e aos seus seguidores.
    Clóvis Paiva, Diretor de Jornalismo da JB
    Inovou muito no jornalismo radiofônico. Ele criou a noticia com coreografia, isto é, o repórter ilustra sua matéria com o som do fato ou a fala do personagem da notícia. Quando v. lembra que as pessoas saíam de casa só depois de ouvir o noticiário da JB, eu acrescento que o Clóvis colocava a informação sobre as condições do clima como última notícia. Perspicaz ele percebeu que as pessoas saiam de casa pela manhã, voltando somente à tarde ou à noite e, portanto, era importante sair de casa preparado para enfrentar o humor do clima.
    Alberto Curi, Chefe dos Locutores da JB AM
    Nos era recomendada a locução firme, mas suave. Uma inflexão de leitura conversada, com alterações que apenas evitassem o cansativo tom monocórdico. Sempre repetia: nosso público ouvinte é constituído de pessoas cultas. Não precisamos dizer a eles qual notícia é mais importante; eles decidem. Locutores dessa época: Dirceu Rabello,Jorge Nedefh,Orlando de Souza,Oscar Nora,Sergio Chapelin,Sergio Junqueira,
    Willam Mendonça.
    Elmo Rocha, Chefe dos Operadores da Rádio JB AM
    Este saudoso amigo foi um exemplo de profissionalismo na área técnica. Semanalmente, todos os microfones, mesas de som, gravadores, amplificadores e demais equipamentos da parafernália técnica eram por ele ajustados com precisão cirúrgica permitindo a qualidade sonora impecável e exclusiva do som JB.
    Atenciosamente,
    Oscar Marchi Nora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Pedro Viana (ou outra pessoa) ainda estiver interessado em saber o nome da característica do Noturno, ela chama-se Close To You e foi muito gravada. Acho que é de Burt Bacharach, mas tornou-se famosa com os Carpenters...

      Excluir
    2. Sensacional o relato que começa com "Olá Rose" acima. Parabéns. Uma pena não ter se identificado. Eu sou um fã da história da antiga Radio JB AM. O programa que eu mais gostava era o Encontro Marcado, com Dom Marcos Barbosa. Aliás eu procuro se existe gravações desse programa.

      Excluir
  2. Gostaria de saber o nome da música de abertura do Programa "Noturno", da Rádio JB AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos anos 1980 era "Nosso Encontro", Sivuca. Antes, porém, não recordo.

      Excluir
    2. Pedro, é a bela Close To You, de Burt Bacharach, popularizada pelos Carpenters.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. A música chama-se "Jive Samba", gravada pelo maestro Quincy Jones no álbum NDEDA, de 1972.

    ResponderExcluir
  4. A JB Am,na década de 1960, tinha um programa,que praticamente, não vejo nenhuma menção;Pergunte ao João!
    Qual locutor que aparentava o programa e quanto tempo durou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza mas acho que o locutor era o Majestade. Não sei quanto tempo durou.

      Excluir
  5. Havia o 90 minutos de música contemporânea, do Carlos Alberto de Carvalho, com o Fernando Mansur.

    ResponderExcluir
  6. Saudades da rádio jornal do Brasil. Maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Programação maravilhosa mesmo: "60 Minutos de Música Contemporânea", "Noturno", "O Jornal do Brasil Informa", "Encontro com a Imprensa"...

      Excluir
  7. Boa noite,
    Gostaria de me lembrar do nome do programa diário de abertura da Rádio JB AM bem como da sua vinheta. Lembro que era um padre ou bispo que fazia uma homilia. Lembro também que ele sempre dizia a frase "nem só de pão você o homem". Fico muito grato a quem puder me esclarecer.
    Antonio Julio Vidal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional esse programa. Dom Marcos Barbosa. Eu procuro gravações desse programa e ainda não encontrei.

      Excluir
  8. Respostas
    1. O padre era Dom Marcus Barbosa e o programa era Encontro Marcado.

      Excluir
    2. Boa Noite, Acrescentando ao que foi dito pelo amigo Jotabeliano, o soundtrack da abertura era de Carl Fischer, no seguinte link:
      https://www.youtube.com/watch?v=7r2GvvOXxso.

      Excluir
    3. Sensacional essa música, porém uma musica triste. Me marca muito por ter sido fã dessa rádio e o meu programa preferido era exatamente o Encontro Marcado, com Dom Marcos Barbosa. Eu procuro gravações do programa dele, mas ainda não encontrei.

      Excluir
  9. Qual o nome do locutor das vinhetas?
    Estiloso demais.

    ResponderExcluir
  10. Em Campinas SP a JB Am 940 chegava com som local a noite e madrugada. Dormia sintonizada nela no meu Transglobe Philco 9 faixas q tenho até hoje.

    ResponderExcluir
  11. Qual era o nome do comentarista político nos ano 1980?

    ResponderExcluir
  12. A autora do texto, uma notória comunista, não perdeu a chance de fazer alusão ao "golpe" e à "ditadura militar". Essa gente não se emenda. Será que ela também foi "agraciada" com as benesses da Bolsa Ditadura ? É só uma pergunta ...

    ResponderExcluir
  13. Havia uma música tocada na jb que não encontro em lugar algum. Na verdade, há mais de uma. No entanto eu queria saber sobre a música Mallow do grupo Riverside e que era tocada somente na gaita e a qual o locutor sempre a apresentava como a melancólica Mallow. Já revirei a net e o youtube procurando por essa musica. se alguém tiver ou souber do que falo, coloca ela no Youtube, por favor.

    ResponderExcluir
  14. A JB AM foi companheira sempre, amava.

    ResponderExcluir
  15. Eu ouvia diariamente Dom Marcos Barbosa no programa Encontro Marcado da Rádio Jornal do Brasil. Inesquecível.

    Há anos eu procuro na internet gravações daquelas apresentações e nunca as encontrei.

    Ao longo dessas minhas pesquisas deparei-me com um comentário de uma pessoa que diz ter presenciado num momento seguinte ao desmonte do acervo da Rádio logo após a venda do prédio da emissora que ficava na Av Brasil aqui no Rio de Janeiro, montanhas de fitas de gravação jogadas no lixo.
    Aquela pessoa questionou os empregados que agiam por lá e que eram funcionários de uma empresa de mudanças de São Paulo, por qual motivo aquelas fitas estariam assim tratadas com tanto descaso.
    Infelizmente eles não tinham noção alguma do inestimável valor daquele material e disseram que tinham ordem para limpar o prédio.

    Tristeza infinita.

    ResponderExcluir