segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Clube do Papai Noel



 Rose Esquenazi




No edição da semana passada de 'O rádio faz história', falamos do Clube do Papai Noel e ouvimos as histórias contadas pela atriz Vida Alves e pelo professor Marcelo Abud sobre programas infantis no rádio. Hoje vamos falar do Clube do Guri e da Rádio Maluca.

O Club do Guri nasceu na Rádio Tupi, do Rio, e depois migrou para a TV, com o nome de Gurilândia. Dirigido por Samuel Rosemberg, estreou em 1949, sendo transmitido até 1955, na emissora de rádio. Tal como o Clube do Papai Noel, o Club do Guri revelou grandes talentos. No YouTube, há uma recriação desse programa e o hino um tanto ufanista que tocava no início da atração.

Todas as crianças queriam cantar ou tocar no rádio. E os pais incentivavam os talentos mirins. A cantora Sonia Delfino, por exemplo, foi sucesso instantâneo no Club do Guri.  Entrevistei-a para a minha coluna No túnel do tempo, no Jornal do Brasil, nos anos 90, e ela me disse que gostava tanto de se apresentar no Clube que acabou apertando os pequenos seios para que não parecesse que ela tinha crescido. Os participantes, quando chegavam aos 13 anos, não podiam mais frequentar o Club do Guri: eram considerados adultos.

 

Sonia Delfino ganhou o concurso de 1955 e começou a carreira profissional com a versão de Jingle Bells, ou seja, Sinos de Belém. Em 1960, recebeu do governador Carlos Lacerda o prêmio de cantora revelação e teve dois grandes sucessos: O barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e Bolinha de sabão (Orlandivo),que estourou na época.

 

No Rio, a lista de jovens talentos também era grande. Além de Sonia Delfino, foram revelados para o estrelato no Clube do Guri, Wanderlea, Rosemary, Neide Aparecida, Neuci José da Cruz, Leni Andrade, Elizângela e o radialista Hélio Tys.

 

Mas a maior de todas as revelações foi certamente Elis Regina que se apresentou na versão do Clube do Guri, no Sul.  Ainda chamada de Elizabeth, a menina ganhava todos os prêmios. Nessa recriação, podemos ouvir a música Mamãe, tal como Elis cantou para a plateia.

 

Segundo o diretor Maurício Sherman, que eu também entrevistei nos anos 90, o programa tinha tudo para dar errado. Mas, segundo ele, “era muito bom porque não trazia calouros, mas jovens talentos”. É bom lembrar que Sherman lançou na TV duas grandes estrelas que começaram muito jovens: Xuxa e Angélica. Acho que ele sabia o que estava falando.

         

Recentemente, saiu do da grade de programação das rádios MEC AM e  Nacional o programa Rádio Maluca, devido ao falecimento de Zé Zuca. Ele  morreu em maio desse ano. Além da apresentação, Zé Zuca fazia a direção, produção, roteiro e trilha sonora do programa.  As crianças participavam ativamente no auditório.

Um comentário:

  1. "Saudade - Palavra única....."

    Para descrever "Saudade" não há uma regra, norma ou padrão. Pode ser a "Saudade" de alguém, algum familiar ou amigo. Pode ser algo que existia e não existe mais ou foi modificado em sua cidade. Enfim, Saudade, é "Saudade" e cada um tem a sua!

    Exemplos de saudades já recebidas e que irão para o livro:

    Eu tenho saudades dos...
    "Domingos na cidade de Pingo D'água, de manhã ajudávamos a podar o campo com trator e roçadeira, aquele cheiro da grama cortada ainda ficou até hoje, e é só passar perto de alguém podando um jardim e a lembrança vem na hora, e a tarde era hora de dar espetáculo com a camisa do Juping no campo que cuidamos com muito carinho."
    Adilson Begatti- Cronista Esportivo e Metalúrgico
    Coronel Fabriciano-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Do tempo em que a praça da cidade tinha espaço para as crianças ...lago com peixinhos. Os "coquinhos" caiam pelo chão e as crianças se divertiam tentando abrí-los para comer. O espaço de areia era disputado e ninguém se importava em sujar os pés...não se ouvia os gritos das mães desesperadas e irritadas pelos filhos que insistiam em gastar dinheiro no "pula-pula". A diversão era interminável e gratuita."
    Ana Karina Veiga - Jornalista - Professora e Estudante de Direito
    Santos Dumont-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Bonde em Campinas (SP), um veículo totalmente aberto, um convite pra gente sentir a brisa no rosto. E os cobradores, então! Dobravam o dinheiro de forma vertical e o colocada entre os dedos. Era o maior barato. Pena que em minha cidade eles pararam de circular em 1969, deixando muita saudade!"
    Ariovaldo Izac - Cronista Esportivo
    Campinas - SP

    Eu tenho saudade dos...
    "Bailes de carnaval nos clubes da cidade, na década de 1980, onde a diversão era muito mais sadia.Também tenho muita saudade quando eu apresentava bailes nos clubes de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Saudade da eterna rádio Mundial 860, onde sempre buscava os novos hits para tocar no meu programa radiofônico. Bons tempos..."
    Carlos Augusto de Oliveira (Guto) - Radialista
    Juiz de Fora-MG

    Eu tenho saudade da...
    "Velha 'maria fumaça', aquele trem de ferro que soltava fumaça e à noite enfeitava o céu com fagulhas, coisa muito linda. O apito da velha "12" também me dá uma grande saudade. Eu morava em Uruçuca, na Bahia e viajava para Itabuna naquele trem, que "morrendo" nas ladeiras, mas subindo cansado, ele chegava lá. Muito lindo!".
    Odoaldo Vasconcelos Passos - Economista
    (Belém-PA)

    Eu tenho saudade de...
    "Em Pirapora, minha terra natal, dos meios de transportes: o trem de Pirapora para Corinto, Montes Claros e Belo Horizonte bem como os vapores de Pirapora até Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco".
    Paulo Roberto Caldeira Brant - Comentarista Esportivo
    Poços de Caldas - MG

    Eu tenho saudade das...
    "Partidas de futebol que o Santos Futebol Clube, do bairro Floresta, realizava no campo da Fábrica de Tecidos São João Evangelista e que a família Carbogim era base do time, com Zé Alemão, Gabriel e Rafael, além de meu sobrinho Flávio, como mascote"
    Miguel Carbogim - in memoriam

    Att,
    Carlos Ferreira
    https://www.facebook.com/carlosferreirajf
    Juiz de Fora-MG
    carlosferreirajf@gmail.com


    VEM AÍ...
    O Portal MULTIMÍDIA...

    ResponderExcluir