Rose Esquenazi
Poucos
conhecem a obra de Vicente Paiva, grande compositor e também maestro,
arranjador e pianista. O sambista compôs a música Ela diz
que tem, interpretada por Carmem Miranda, foi sucesso absoluto.
Nascido em São Paulo, em 18 de abril de 1908, Vicente Paiva Ribeiro começou a
carreira em 1926, em Santos, como pianista. Atraído pelas oportunidades da
Capital Federal, mudou-se para o Rio de Janeiro onde se empregou na orquestra
de Simon Bountmann. Do piano passou à interpretação: tornou-se cantor e gravou
sambas como Beijar não é pecado, de Oscar Cardona, e Machuca, de Donga e De Chocolate.
Em
1936, tornou-se compositor, junto com Jararaca, criando uma das mais famosas
composições do Carnaval de todos os tempos: Mamãe,
eu quero mamar. Não vou incluir aqui a versão original porque todo o mundo já
ouviu. Mas, a história dessa música, talvez poucos conheçam. José
Luis Rodrigues Calazans, o Jararaca, foi uma criança que quis
mamar até ser um garoto bem crescido e esse fato ficou em sua memória. Quando
tentava uma oportunidade no Rio de Janeiro encontrou Vicente Paiva que se tornou
seu parceiro. Os dois lançaram a marcha em 1937 e fizeram tanto sucesso que a música ganhou uma versão feita pelo
americano Bing Crosby ganhando as paradas de sucesso nos Estados Unidos. I want my mama foi
parte da trilha sonora do filme Serenata
tropical, de Carmem, em 1941.
Mamãe, eu quero
também ganhou versões até em árabe, hebraico, francês, espanhol e numa língua nativa do Taiti.
Outras músicas de Vicente Paiva foram gravadas por Carmem
Miranda, a primeira grande estrela do rádio brasileiro, a primeira a ganhar cachê, na
Rádio Mayrink Veiga e depois na Rádio Tupi. Antes mesmo da temporada
nos Estados Unidos, a Pequena Notável gravou com o Conjunto Odeon, em 1940, o chorinho Disso que eu gosto, de autoria de Vicente
e Luis Peixoto.
A grande fase profissional de
Vicente Paiva foi como diretor musical do Cassino da Urca. De 1934 a 1945, a Urca competia
com os cassinos Atlântico e Copacabana Palace. Por isso, houve grandes
investimentos para que o Cassino da Urca se tornasse um lugar glamouroso
e contratasse famosos cantores e músicos
da Rádio Nacional. Mas não foi só isso: era preciso fazer shows impactantes que
poderiam estar à altura da Broadway de Nova York. Entre um show ou outro, os
frequentadores endinheirados experimentavam uma carne maravilhosa feita no
Grill e, lógico, apostavam alto no jogo. Nos arranjos e comando de uma das orquestras, muitas vezes estava Vicente Paiva.
Em 1935, ele compôs Marcha do Cordão da Bola Preta, com
Nelson Barbosa. Até hoje, no Carnaval, milhares de pessoas saem no Cordão e
sabem de cor a letra da música, chamada também de Segura a chupeta e diz assim:
Quem não chora não mama! / Segura, meu
bem, a chupeta / Lugar quente é na cama / Ou então no Bola Preta //// Quem não
chora não mama! / Segura, meu bem, a chupeta //// Lugar quente é na cama / Ou
então no Bola Preta. //// Vem pro Bola, meu bem / Com alegria infernal! / Todos
são de coração! / Todos são de coração / Foliões do carnaval /// Sensacional!.
Carmem Costa gravou a música em 1962.
O maestro Vicente Paiva notou que sempre havia alguém
cantando Happy Birthday nas mesas do
Casino da Urca quando algum americano fazia aniversário. Achou a música suave, fácil
de guardar na cabeça. Passou a tocar sempre que alguém comemorava aniversário
no Cassino. Em 1942, o radialista Almirante, que trabalhava na Rádio Tupi,
decidiu fazer um concurso para escolher a melhor letra de uma possível versão
brasileira para a música Parabéns pra você. Cinco mil
participantes mandaram as suas letras para a emissora de Chateaubriand e acabou
vencendo Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba.
Vicente
Paiva se casou com Amália e os dois ficaram muito amigos do casal Dalva de
Oliveira e Herivelto Martins. Juntos, eles
fizeram temporadas pelo país e puderam ver o casamento de Dalva e Herivelto
entrar em crise e acabar dramaticamente. Para Dalva, Vicente Paiva compôs uma
das mais bonitas músicas de seu repertório: Olhos verdes. Dalva tinha
olhos verdes.
Muitos
anos mais tarde, Gal Costa ficou conhecida por interpretar essa mesma música, mas não de forma tão dramática ou lírica como
Dalva. A letra escorrega em algumas palavras como cambucais, cismadores e por
aí vai, mas a orquestração é perfeita revelando um Brasil com autoestima alta. Em 1961, Olhos verdes participou de um Festival de Berlim, a convite da
República Federal da Alemanha. Atenção
para a letra de poesia estranha:
Na Graça Toda das
Palmeiras / Esguias Altaneiras a Balançar / São Da Cor Do Mar Da Cor Da Mata / Os
Olhos Verdes Da Mulata / Tão Cismadores e Fatais, Fatais / E Num Beijo Ardente
Perfumado / Conserva o Cravo Do Pecado
Dos Saborosos Cambucais.
Dos Saborosos Cambucais.
Quando
Carmem Miranda voltou ao Brasil, depois do primeiro ano nos Estados Unidos, a
cantora sofreu uma espécie de bullying da elite do Cassino da Urca. Achavam que
ela havia se vendido para os americanos, não suportavam vê-la ganhando em
dólares e fazendo mais sucesso do que eles.
Atendendo
um pedido de dona Alzira Vargas, Carmem cantou em um show beneficente no
Cassino e conseguiu pouquíssimos aplausos dessa classe de pessoas identificadas
com os ideais nazifascistas. Enquanto Carmem esperava por novo contrato
americano, o dono do Cassino, Joaquim Rolla, pediu que os compositores criassem
obras para mostrar que a cantora continuava sendo muito brasileira. Duas delas
vieram da safra de Vicente Paiva, a que ouvimos no início do quadro, Ela diz que tem, com Aníbal Cruz, e Disseram que voltei americanizada, com
Luis Peixoto.
Quando
o presidente Dutra proibiu os cassinos no Brasil, em 1946, todos os artistas e
funcionários ficaram desempregados do dia para a noite. Muitas pessoas entraram
em desespero, mas não Vicente Paiva. Nas minhas pesquisas, descobri que ele se
tornou taxista, abandonando a carreira musical.
No
mesmo ano de Olhos Verdes, em 1951, Vicente Paiva produziu outro mega
sucesso para Dalva de Oliveira: Ave Maria, com Jaime Redondo. Era costume as estações de rádio de antigamente
incluírem às 18h uma música religiosa. A tarde caía, a noite chegava, nada
melhor do que agradecer por mais um dia de vida. A Rádio Jornal do Brasil, por
exemplo, tinha um clássico de Dunshee de Abranches chamado Ave Maria, que ficou muito popular. Mas a Ave Maria de Vicente Paiva na voz de Dalva marcou muito. Vicente
Paiva morreu aos 58 anos, em 18 de
fevereiro de 1964. Era pai da vedete Dayse Paiva.
oi Rose, adorei seu artigo. Sou Orlando Avila Kilesse ,neto de Vicente Paiva.
ResponderExcluirminha mae foi casada com o filho dele,Decio Paiva.
estou começando um documentario sobre ele e estou recolhendo informações.
a historia que ele se tornou taxista é verdade.meu pai me falou a respeito. vc poderia colaborar com minha pesquisa? obrigado. meu mail é : orlatoonsfilmes@gmail.com
em tempo:meus pais faleceram em 2019,antes minha tia Dayse Paiva e sua mae Amalia,ja tinha partido em 2010,me sobraram poucas referencias e uma caixa de fotos.
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