segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Brandão Filho : segunda parte

Rose Esquenazi



       

     Na televisão, Brandão Filho começou pela Tupi, em 1954, de onde foi para a TV Globo, em que participou de vários programas humorísticos, entre eles a Escolinha do professor Raimundo, Viva o gordo e Chico total, além de oito novelas. Chico Anysio gostava que ele repetisse o bordão: “Primo, você é ótimo”, que marcava o diálogo entre o tão insensível primo rico e o pobretão que tinha mulher e filhos, todos passando fome.
Seu personagem na Escolinha era Sandoval Quaresma. Sua característica era a seguinte: sempre começava a responder direitinho as perguntas do professor e depois se enrolava todo. Do bordão “Opa. Tá na ponta da língua” passava para “Agora que me estrepo” e depois, se lamentando “Eu estava indo tão bem!”

     Na década de 70, Brandão Filho fez outro extraordinário sucesso: foi o avó do seriado A grande família, de Oduvaldo Vianna Filho. Brilhante como ator, deixou de lado os rejeitos, e interpretou um papel bem diferente: um carregador ávaro e mulherengo no filme Romance de empregada, de Bruno Barreto. Ele contracenava com o ator Apolo Correio, que interpretava o "Trancado". Brandão Filho também participou, na década de 70, do seriado "A Grande Família".




Nenhum comentário:

Postar um comentário