Rose Esquenazi
Em
uma época do politicamente correto, em que até as marchinhas de Carnaval estão
sendo retiradas de alguns blocos porque são consideradas preconceituosas,
gostaria de falar sobre um grande ator cômico que talvez não tivesse espaço no
rádio hoje – e também no cinema e na TV – porque tinha um discurso muito
machista, mas bem engraçado. Zé Trindade é o nosso assunto de hoje. Ele estava
entre um grupo de comediantes da Rádio Mayrink Veiga, celeiro de tanta gente
competente e profissional na área do humor. No início do quadro ouvimos a
música 'O Chevrolet do Papai', do
filme Mulheres à Vista, rodado em
1959. Estou usando esse recurso – a
música no cinema - porque, infelizmente, a Rádio Mayrink Veiga foi fechada no
dia 1º de abril de 1964, a pedido do alto comando militar que deu o Golpe de
1964. Seu acervo foi todo destruído.
Fundada no Rio, no dia 21 de
janeiro de 1926, fez um grande sucesso
nos anos
30, antes da inauguração da Rádio Nacional, que se deu em 1936.
Fizeram
parte da Mayrink: Noel Rosa,
Gastão Formenti, João Petra de Barros,
Victor
Barcelar, Eriberto Muraro, José Maria de Abreu, Romualdo Peixoto, o
Nonô,
Silvinha Melo, Mário Reis, Moreira da Silva, Barbosa Júnior, Madelou de
Assis.
Além de inquestionáveis qualidades como diretor artístico, Cesar Ladeira
também
era ótimo para criar os slogans dos artistas. Carmem Miranda era “A
pequena
notável”, Francisco Alves, “O rei da voz”, Carlos Galhardo, “O cantor
que
dispensa adjetivos” etc. Mais tarde, nos anos 60, a Mayrink, especialista
em
programas humorísticos, se transformou em veículo político por excelência.
Três anos antes do golpe
militar, em 1961, a Mayrink participou da
Cadeia da Legalidade, uma rede nacional de estações
organizada por Leonel
Brizola, em Porto Alegre. Ele queria defender a democracia e
fazer com que o
vice-presidente, Jango Goulart, que estava na China,
assumisse o poder
quando o presidente Jânio Quadros decidiu renunciar.
Exatamente.
Vamos falar de Zé Trindade. O nome dele era Milton da
Silva Bittencourt. O baiano nasceu em 18 de abril de 1915, em
Salvador.
Ele vinha de uma família rica de comerciantes de tecidos. Mas
seu pai se
casou com uma moça pobre e os parentes não gostaram, tirando-lhe
as
posses. Na juventude, Milton trabalhou como contínuo e
ascensorista do Hotel
Meridional em Salvador. O pai havia morrido e ele precisava
trabalhar para
Dorival
Caymmi e Jorge Amado.
Usei
como base para escrever esse texto, citações do livro 'Este mundo
é um pandeiro'. A chanchada
de Getulio a JK, do jornalista Sérgio Augusto.
Trabalhei em outras pesquisas também. O sonho de Zé Trindade era ser poeta e um de seus versos
ganhou música de Antônio Maltez, parceiro de Dorival Caymmi. Foi assim, com
essa música, que Milton chegou à Rádio Mayrink Veiga, no Rio. O apelido Zé Trindade foi retirado de uma poesia nordestina e passou a ser usado porque
o rapaz ficou
hospedado na casa de uma tia rica no Rio de Janeiro e não
quis irritá-la.
Naquela época, não era um bom sinal um jovem trabalhar no
rádio. Pois bem:
a música de Zé Trindade não era grande coisa, mas ele sabia
contar como
ninguém piadas de baiano. O melhor de tudo: a voz dele era
espetacular para o
rádio.
Foi
em um papel de bêbado que ele foi contratado pela PRF-9, Mayrink
Veiga, no programa 'Teatro
pelos ares'. Começou a ser convocado para
participar de outras atrações humorísticas como a Vai da Valsa e A Cidade se
diverte. Os
redatores eram sensacionais. Podemos citar o Haroldo Barbosa,
Antonio Maria, o iniciante e talentoso Chico Anysio. Os
bordões caíram como
luva na voz de Zé Trindade e hoje seriam provavelmente
execrados. Eram
assim: “Meu negócio é mulher”, “Mulheres, cheguei”, “É chato a gente ser
gostoso”, entre outros que vou citar aqui. Era um cafajeste, de certo, mas tinha
algo de inocente também.
Além de programas da Mayrink: o Levertimentos
e Pensão da Dona Isaura.
As pessoas atualmente não têm ideia de
que o rádio foi grande celeiro
para o cinema, principalmente para as chanchadas, as comédias
da Atlândida.
Quando apareceu no primeiro filme – O malandro e a grã-fina - o público
descobriu que Zé Trindade, muito baixinho, era de fato muito
engraçado, mas
careteiro demais. Nesse filme, ele fez uma ponta apenas. Fazia
um presidiário
que dizia uma piada entre as grades de uma delegacia. Ao
todo, participou de
26 filmes produzidos por Herbert Richers que faziam sucesso
apesar de muitas
falhas de produção. Era costume das produtoras lançarem
filmes antes do
Carnaval, apostando em novas marchinhas. Mas nem sempre isso
dava certo,
muitas delas não fizeram sucesso.
Assisti recentemente
ao filme Mulher à vista e fiquei
impressionada com
o primarismo do roteiro, as falhas técnicas, os cenários
precários. Não é à toa
que a imprensa da época se queixava tanto das chanchadas.
Mas,
curiosamente, essas “comédias popularescas, em geral
apressadas e
desleixadas”, segundo o crítico Alex Viany, tinham uma grande
aceitação. E
faziam dobradinha com alguns programas da Rádio Nacional.
Eram
divertimento para o povo, feito no Brasil para brasileiros. Vale a pena rever o
Rio dos anos 50 e Zé Trindade com suas caretas! Para quem
estiver com
saudades vai encontrar farto material no Youtube. Há muitos
filmes em que Zé
Trindade aparece como protagonista. Além de Mulher à vista, podem ser vistos
Pega ladrão, O camelô da rua
Larga, Rico ri à toa.
Nos
esquetes, Zé Trindade tinha mania de interromper o interlocutor e
dizer: “Hem, hem, hem”. Isso logo virou mania entre a
garotada que vivia
repetindo nas conversas dos adultos os “hens, hens, hens”. Foram famosos
seus outros bordões: “Papelão”, “Meu pudim, como vai?”, “O
negócio é
experimentar”, “Tô mais por fora do que água de coco”. E
quando o
questionavam sobre isso, afinal, a água de coco fica dentro
da fruta, Zé
Trindade respondia, sério: O coco é meu e eu coloco a água
onde quiser!”
Outro bordão era: “Com o perdão pela má palavra”, sempre
restando um
sotaque baiano no fundo de sua fala.
Segundo o
jornalista Sérgio Augusto, os personagens de Zé Trindade
viviam em um estado de autismo, mas um autista tarado. Geralmente
seus
Zeferinos, Isidoros, Joões Flores e Januários eram pobretões,
fãs de mulheres
de grande porte. Ele dizia: “Sou louco por mulher avantajada.
Mulher, pra mim,
tem que ter 2m80 pra cima”. Como muito de suas companheiras oficiais
nas
telas e nos programas de rádio eram autoritárias e metiam
medo, ele vivia
dando em cima de outras mulheres, de qualquer uma. Podiam ser altas ou
baixas, gordas ou magras: cantava todas elas. Para descrever
a sua mulher
que ficava em casa, ele repetia: “Ela é uma cascavel de
chocalho grande” ou
“Minha casa não é o Butantã, mas eu tenho lá uma jararaca”.
Zé
Trindade trabalhou em muitos outros filmes, como
Massagista de
madame, em 1958, dirigido por Victor Lima. Em 1959,
gravou de sua autoria e
Elias
Soares a marcha O negócio é perguntar
pela Maria. Zé Trindade tinha
uma
teoria que não falhava: todas as pessoas conhecem pelo menos uma
Maria e
se ele começasse uma conversa com uma mulher perguntando como
vai a
Maria, a pessoa iria responder qualquer coisa.
Zé Trindade
tinha um grande fã clube. Apesar de ser machista, as
mulheres gostavam muito dele. Achavam engraçadas as caretas e
seu jeito de
andar. Talvez também se divertiam com sua petulância ao
cantar todas elas,
certeza.
O comediante da Mayrink Veiga gravou 25 discos de
música nordestina
e,
apesar de parecer tão machista, foi casado com
Cleusa durante toda a sua
vida e
teve quatro filhos: Anayra, Regina, Ricardo e Christina. Quando o rádio e
as
chanchadas perderam a sua importância, ele chegou a trabalhar na TV, com
Chico
Anysio, no Chico Anysio Show. Talvez
as pessoas ainda se lembrem
dele no
humorístico Balança mas não cai , na
TV, em 1982, e na minissérie
Memórias de um gigolô, de 1986. Para manter a família, Zé Trindade decidiu
entrar
para a indústria de alimentos e se mudou para Iguaba Grande, no
Estado
do Rio. Ele morreu aos 75 anos, em 1º de maio de 1990.
Em 2013, o jornalista Artur Xexéo
escreveu o musical 'Zé Trindade: A
última chanchada', dirigido por João
Fonseca e estrelada por Paulo Mathias Jr.
Vamos
terminar ouvindo uma comparação que o comediante fazia entre o
homem e
o burro. Quem é mais inteligente?
Parabéns pelo artigo, Rose Esquenasi. Geralmente o que se escreve sobre Zé Trindade e figuras de filmes de comédia musical são baboseiras que um copia do outro. Seu artigo tem valor, pois foi bem pesquisado. Parabéns!
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