terça-feira, 7 de agosto de 2018

Os 80 anos da BBC Brasil - Parte dois




Rose Esquenazi
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43385807



     A primeira transmissão da BBC foi voltada para os países latino-americanos, só depois houve a divisão do serviço: para o Brasil, em português, e para os demais países da América Latina, em espanhol. No dia 14 de março de 1938, ou seja, há 80 anos, a primeira transmissão foi a seguinte: “O Senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena”. Ninguém sabia a extensão da matança e dos estragos que o ditador alemão faria na Europa.  O primeiro noticiário foi lido por Aymberê, apelido de Manuel Antônio Braune, muito nervoso com a incumbência. Ainda ficou guardada a gravação do dia 24 de novembro de 1944, com a manchete: “Estrasburgo está limpa do inimigo”.

     Apesar de ter nascido em Porto Alegre, Chico da BBC conservava um curioso sotaque inglês. Mas ele gostava de tudo que se referia ao Brasil, da música à comida. Querido pelos correspondentes brasileiros e pelos soldados, ele tinha acesso livre aos alojamentos. Ao gravar a festa musical dos soldados, deixou para nós o registro daqueles homens simples que gostavam de incorporar palavras estrangeiras nas letras de sambas e emboladas e reproduziam o ambiente radiofônico das rádios populares.  Convivendo com os italianos, os compositores passaram a usar as palavras tedesco, alemão, paúra, medo, Tedeschi Portare Via ou Tedesco Levante o Braço.

     Durante muito tempo, os feitos dos soldados brasileiros na Segunda Guerra foram menosprezados. Mas eles foram corajosos e enfrentaram os desafios da época. Segundo o historiador Francisco Ferraz, na reportagem de Thomas Pappon, o governo de Vargas quis despolitizar os soldados o mais rapidamente possível porque tinha medo do que aconteceu com os soldados russos que voltaram da Primeira Guerra: eles apoiaram os bolcheviques.

     Os soldados foram desmobilizados ainda na Europa sendo que a ideia era que todos voltassem à vida que tinham antes no Brasil, em vez de se engajar em atividades políticas. Mesmo assim, antes de deixar o governo, Vargas legalizou o Partido Comunista. E na FEB, havia células comunistas. Ao todo, morreram 443 soldados e 2.722 ficaram feridos e vários desapareceram em um contingente de 25.334 brasileiros convocados para a guerra.

     Nos 80 anos do Serviço Brasileiro da BBC, o período da guerra foi o mais impactante. O prédio principal da BBC, no centro de Londres foi bombardeado pelos nazistas mais de uma vez, matando sete funcionários. Isso fez com que os latinos-americanos tivessem que se mudar para fora de Londres, em uma mansão no campo conhecida como Aldenham House, onde o jornalista Antônio Callado trabalhou e se inspirou para escrever um romance com esse título: As memórias de Aldenham House. 


     Vamos ouvir sambinhas feitos em um dos acampamentos brasileiros na Itália, com direito a um “Ary Barroso” improvisado. Uma inusitada conversa irônica com Hitler e Mussolini.


     Segundo o pesquisador Vinicius Mariano de Carvalho, essas gravações são “fabulosas”. Nas palavras dele, nos dão “a dimensão da expressão humana musical que esses soldados estão encontrando e fazendo no meio do campo de batalha.”  Os soldados brasileiros são os únicos a escreverem as suas próprias músicas, garante o professor. Nos estudos que estão sendo feitos recentemente, é possível ver a união dos dois povos: italianos empobrecidos, católicos, se identificam com os soldados, também religiosos, vivendo longe da família em um campo de guerra. Todos compartilham o vinho, a mesa e a missa.

    Para terminar, vamos ouvir um trecho do programa que mostrou a emoção dos pracinhas nos momentos de distribuição das cartas que chegavam do Brasil:



Nenhum comentário:

Postar um comentário