quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A música carnavalesca de Nássara

Rose Esquenazi

      Vamos nos lembrar de mais um gênio da música carnavalesca que ganhou destaque graças ao crescimento do rádio. Antônio Gabriel Nássara, mais conhecido como Nássara, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de novembro de 1910. Ele morreu aos 86 anos, também no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1996Ele foi compositor, caricaturista e desenhista brasileiro. Como compositor,  gravou 200 sambas e marchas de 1932 a 1970. É interessante ver como a carreira desse filho de libaneses foi tão próxima dos grandes nomes da música como Lamartine BaboNoel Rosa e Ary Barroso. Muitas vezes, ele venceu concursos disputando com esses grandes talentos.
         Morador de Vila Isabel, vizinho de Noel Rosa, Nássara começou a trabalhar no rádio muito jovem. Ele ajudou Adhemar Casé na área de criação dos primeiros comerciais, liberados pelo governo a partir de 1932. No primeiro programa de grande sucesso no país, o Programa Casé, na Rádio Philips, Nássara compôs o primeiro jingle brasileiro de que se tem notícias, o da Padaria Bragança.
          Ouvimos o seu maior sucesso no início do quadro, a marcha Alá-lá-ô, de 1941, em parceria com Haroldo Lobo. Com a obra, ele conseguia fazer uma paródia e citava composições de sucesso em suas próprias músicas. Como revela o site Esquinas Culturais, o folião Haroldo Lobo já tinha assinado muitas marchinhas de carnaval. Até que pediu para Nássara terminar a música, que ele considerava despretensiosa.  Nássara pensou em uma divindade e depois em cartão postal africano que mostrava o deserto do Saara. Haroldo gostou e arrematou com o refrão entusiasmado foi um pulo: “Alá lá ôôô, mas que calor, ôôô…”.
         Pixinguinha caprichou nos arranjos e na orquestração. Nas palavras de Nássara: “Pixinguinha tinha dividido a melodia em compassos marcantes, saltitantes, brejeiros, originais, vestindo-a com roupagem da alma popular. E eu tive uma sorte danada porque “Alá lá ô” ficou sendo uma das músicas mais tocadas no Carnaval. Até hoje a música faz sucesso”, disse Nássara.
          O compositor estreou na imprensa carioca no jornal O Globo, em 1927, com um desenho que acompanhou a reportagem de Eduardo Bahout sobre a travessia do Atlântico realizada pelo hidroavião Jahú. Euricles de Matos, redator-chefe do jornal, encorajou o jovem Nássara a continuar na carreira, o que ocorreu alguns anos depois. Nássara começou a estudar arquitetura na Escola de Bellas Artes, mas não se formou. Levou paralelamente e com muita criatividade a carreira de desenhista e cartunista. Um dos primeiros empregos, foi o de retocador de fotografias na seção de desenho do jornal A Crítica. Em 1929, publicou alguns trabalhos no jornal A Noite e fundou o Conjunto musical da Escola de Bellas Artes, a Enba. Com os músicos Jota Rui, Barata Ribeiro, Manuelito Xavier, Jaci Rosas e Luis Barbosa, Nássara compôs músicas e se apresentou as primeiras marchas na Rádio Club do Brasil.  Nássara se dividiu entre a faculdade, com pouco empenho, e a música, com muita animação.
          Costumava frequentar o Café Nice e a boemia. Todo esse grupo de músicas está sempre nas estações de rádio, cada vez mais populares na cidade. Um dos maiores sucessos de 1932 é de Nássara e se chama Formosa. No ano seguinte, Mário Reis (1907 - 1981) e Francisco Alves (1898 - 1952) gravaram esse samba também de autoria de J.Rui. Formosa fez sucesso no carnaval carioca de 1933. É bom dizer que as marchinhas de Carnaval dos anos 30 eram bem diferentes das que foram gravadas na década seguinte. Havia algo de tristeza, contaminando todos os foliões, que passaram a cantar os versos: “Foi Deus quem te fez formosa, formosa, ô formosa, porém este mundo te tornou presunçosa, presunçosa…

         A carreira nos jornais estava chamando Nássara com novas oportunidades. Desde 1931, o jovem já tinha abandonado o curso de arquitetura, para desgosto do pai.  Passou a trabalhar como paginador no jornal A Esquerda, no qual publicou diversas caricaturas. Desenhou muitas vezes a imagem tão peculiar de Noel Rosa, que tinha um grave defeito no queixo. Entre as 53 caricaturas inspiradas no compositor da Vila, Nássara criou, anos mais tarde à morte de Noel, a capa de um disco histórico que apresentava as músicas da mais famosa polêmica musical dos anos 30, entre o Poeta da Vila e Wilson Batista. Com Noel Rosa, Nássara compôs Retiro da saudade. com Carmem Miranda e Francisco Alves. Ouça a música que começa assim:
Quando por amor suspiro / A saudade vem, então / Encontrar o seu retiro / Encontrar o seu retiro / Dentro do meu coração.
         Como notou o jornalista Millôr Fernandes (1923), Nássara é o "Mondrian do portrait-charge”. Ele corrigia a natureza fazendo com que as personagens acabem se parecendo com a caricatura". Sabendo que a música não dava camisa a ninguém, deixou suas marcas também nos jornais CariocaVamos LerA NoiteDiretrizesO CruzeiroMundo IlustradoFlanÚltima HoraPasquim.
          Nássara emprestou o seu humor à musica Periquitinho Verde. A marcha  foi composta em 1938, por ele e o professor de desenho Sá Róris. A letra revelava os casamentos sob o ponto de vista da mulher, que diz que não atura “mamãe eu quero mamar”. Nássara era amigo do ventríloquo Batista Júnior, pai das irmãs Batista. E foi cantando Periquitinho Verde, que Dircinha Batista, ainda uma menina de 8 anos, se lançou no programa de rádio de Francisco Alves, na Rádio  Cajuti, nos anos 30. Começava ali uma nova carreira musical que acabou influenciando a irmã, Linda Batista. Lembre da marchinha de Carnaval, interpretada por Dirce Batista, em 1938.

         Antes de o Brasil entrar na guerra na Europa, Nássara e Eratóstenes Frazão criaram uma marchinha que falava sobre a índole pacífica do povo brasileiro. Calma no Brasil, interpretada por Dircinha Batista, dizia assim: "Neste Brasil, é bem pacata a mocidade, não anda armada nem sequer de canivete / Enquanto os outros têm batalhas de verdade, nossas batalhas são batalhas de confete / Nós vivemos no melhor pedaço da Terra, calma no Brasil que a Europa está em guerra".
          Para terminar, vamos ouvir o bom humor de Nássara e Wilson Batista que compuseram a música Balzaqueana para valorizar as mulheres com mais de 30 anos. Aquele em um tempo em que havia uma explosão de canções valorizando os brotinhos, adolescentes que desabrochavam. Nássara começou a sofrer de surdez muito jovem, nos anos 40. E. por isso, ele se distanciou da música para mergulhar totalmente  nas caricaturas. Em 1974 e até 1983, trabalhou no semanário O Pasquim, ao lado de JaguarZiraldo Millôr Fernandes. Em 1996, um mês antes de falecer, concluiu sua última obra, 30 desenhos para o livro infantil, Moça Perfumosa, Rapaz Pimpão, escrito por Daniela Chindler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário