segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O rádio e a literatura


Rose Esquenazi


          

              Continuamos a comemorar os 80 anos da Rádio MEC falando de um de seus muitos programas culturais. A emissora tem, desde a sua origem, a missão de educar pelas ondas sonoras. Não há dúvidas de que muita gente, em todo o país, e em diferentes épocas, expandiu a sua sensibilidade com a programação diversificada da estação fundada por Roquette-Pinto. Ao ser doada em 1936 para o Ministério da Educação e Cultura, o mestre Roquette só fez uma única exigência. A Rádio MEC não deveria ter anúncios e deveria continuar servindo ao povo, seu verdadeiro dono.
Hoje, vamos ouvir um trecho da série Literatura, que consegui graças à pesquisa da equipe do acervo da EBC. Agradeço, desde já, o esforço de todos. O programa dedicado a Luís de Camões foi gravado em dezembro de 1984 e veiculado em 1985, às 14h. É interessante ouvir a história desse português que nasceu em Lisboa em 1524 e morreu com menos de 60 anos. Ainda hoje não há nenhuma garantia de datas e de alguns fatos sobre a sua vida. O importante é que Camões transformou a língua portuguesa. E não só isso: tornou-se um dos maiores poetas do Ocidente.

          Ao que tudo indica, Camões teve uma boa educação, dominou o latim e a história antiga e moderna. Era um apaixonado que escrevia para as suas amadas, não só as da mesma classe social, a nobreza. Mas também aquelas que ele conhecia na sua vida boêmia, no caso, as plebeias. Dizem os livros que foi uma decepção amorosa que fez com que ele abandonasse Portugal e singrasse os mares, indo viver na África. Alistou-se como militar e acabou perdendo um olho em uma batalha. No programa, o roteiro não fica só no passado. Há comentários que atualizam o drama vivido por Camões. É possível saber o básico de sua existência e ouvir trechos dos Lusíadas, seu livro mais importante e até hoje estudado. A equipe da radioatores da Rádio MEC interpreta poemas de Camões tendo ao fundo a música medieval. Era um momento para relaxar durante a tarde sintonizando a MEC AM. 

          Não são todas as rádios que se dedicam seus horários para falar sobre escritores e poetas. Vamos comparar com a programação da Rádio MEC nos anos 50 e reconhecer o gabarito dos produtores e apresentadores. Miécio Araújo Konkis era um desses produtores. Às segundas-feiras, às 21h, preparava o programa Um repórter no mundo das letras. Era um noticiário sobre os assuntos literários do Brasil e do mundo. Nesse mesmo horário, durante três meses Carlos Drummond de Andrade falou sobre a sua vida e o nascimento do Modernismo no programa Quase Memórias.

            Às segundas, também, só que meia hora antes de Um repórter no mundo das letras, às 20h30, Otto Maria Carpeaux apresentava Vida e romance+Encontro com a literatura. Carpeaux era um intelectual de mão cheia e discutia com o seu público as grandes obras de Shakespeare e James Joyce, por exemplo. Havia ainda a atração Poesia Viva, com Geir Campos. Não consegui descobrir em que dia ia ao ar, mas o conteúdo era o seguinte: contar as histórias de poetas famosos, ler as suas poesias e mostrar o caminho para quem sonhava em se tornar um poeta de verdade.

            O mundo mudou com o aparecimento de novas tecnologias, como a internet. O rádio se adaptou e, hoje, é possível ouvir um programa que já foi ao ar através dos podcasts. Pode-se acompanhar não só a atração local, mas de várias partes do mundo. Abriram-se também as portas para experiências em universidades e centros culturais que se dedicam à arte da escrita no rádio.
Programas de literatura são o ponto alto da série Rádio documentário, da Rádio USP. Ganhador de prêmios, a produção tem apoio da Secretaria Estadual de Cultura de SP. Pode ser ouvido pela internet. 

            A equipe faz biografia de escritores brasileiros, como Carolina de Jesus, João Antonio e Patativa do Assaré, e internacionais, tais como Mário Benedetti, Mia Couto, Pablo Neruda. Vale a pena acessar o Rádio documentárioMergulhar no mundo literário pelo rádio abre nossas antenas e nos estimula a ler mais. No canal Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, Literatura em voz alta apresenta gravações de poemas, contos e crônicas gravados pela equipe do IMS e convidados. Registros na voz dos próprios autores, muitas vezes extraídos de discos antigos, estão entre os destaques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário